Mensagem do Cônsul Geral aos Peregrinos Moçambicanos

Clique aqui para visualizar a mensagem completa em PDF

Caros compatriotas,

A 12 e 13 de Maio celebra-se o Centenário das aparições da Virgem Maria, em Fátima. Muitos são os moçambicanos que visitarão Fátima a fim de revitalizar a sua fé e o compromisso religioso. O Cônsul Geral, junta-se a toda a Comunidade cristã para dar graças a Deus por nos permitir viver este acontecimento, que nos enche de júbilo.

Apesar do Santuário de Fátima ser considerado “um lugar seguro”, aliado ao facto de várias entidades envolvidas na preparaçáo da visita do Papa tudo fazerem para garantir a segurança dos que se vão deslocar ao Santuário, apelamos aos peregrinos para que respeitem as medidas de segurança avançadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR). A GNR é responsável pela segurança não só dos peregrinos, mas por todos os locais por onde o Papa passará, estimando-se que estarão em Fátima cerca de um milhão de pessoas entre 12 a 13 de Maio.

Neste sentido, apelamos aos peregrinos para que utilizem as bolsas de estacionamento e evitem a utilização da autoestrada 1 (41), existindo como altemativas a autoestrada 23 (A23), autoestrada 13 (A13) e o itinerário
complementar 9 (IC9) e outras estradas alternativas.

De referir que, além do controlo do trânsito haverá 20 parques de estacionamento fora de Fátima, com capacidade para 18 mil viaturas ligeiras. Haverá também uma rede de 75 ‘transfers’ a circular em permanência para levar os visitantes dessas bolsas à Cova de Iria e depois no retorno até às suas viaturas. Os estacionamentos ficam em locais como a Loureira, já no Concelho de Leiria ou na zona do mercado de Ourém, mas também na pista do aeródromo da Giesteira, entre outros locais.

A circulação automóvel no interior da Cova de Iria nos dias 12 e 13 de Maio vai estar apenas autorizada a veículos de emergência e credenciados, segundo a Junta de Freguesia.

Para reforçar ainda mais a segurança e garantir uma peregrinação tranquila, a GNR em conjunto com a Liberty Seguros estão a promover “boas práticas” de segurança dos peregrinos, quer nas deslocações desde os seus locais de
origem até ao Santuário de Fátima, quer no próprio Santuário. A aplicação encontra-se já disponível para download na Play Store (Android) e App Store (iOS) com o nome APPEREGRINOS.

Aconselhamos também que acompanhem a página do Facebook da GNR e conheçam todos os conselhos e informações úteis para uma peregrinação mais segura. Para além destes conselhos, a GNR pede também aos
peregrinos para não andarem na estrada, mas na berma e que evitem “as vias rodoviárias com maior tráfego – itinerários principais (IP) e itinerários complementares (IC)”, usando “sempre coletes refletores, mesmo durante o
dia”.

O Cônsul Geral deseja a todos os peregrinos uma feliz e santa peregrinação. Levem Moçambique nas vossas orações e orem pela PAZ.

Lisboa, 08 de Maio de 2017

O CônsuI Geral

Dr. Geraldo Saranga

Clique aqui para visualizar a mensagem completa em PDF

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*